sexta-feira, 7 de setembro de 2012

[Evento] Participe do Primeiro Grupo de Encontro em Porto Alegre – RS


Por Espiritualidade Inclusiva


Um convite a toda a comunidade LGBT e simpatizantes da região metropolitana de Porto Alegre!

A primeira reunião do Grupo de Encontro do Movimento Espiritualidade Inclusiva em Porto Alegre – RS, ocorrerá no próximo dia 25 de setembro, uma terça-feira, a partir das 19h30min. O local será o auditório do Instituto Equilibrium (R. Coronel Vicente, 382 – sobreloja – sala 05 – centro), mais recente parceiro do Movimento.

Este reunião não será apenas a reunião de Porto Alegre, mas uma reunião estadual, pois estão sendo convidados interessados de toda a região metropolitana de Porto Alegre e de outras cidades do RS.

Esta primeira reunião será conduzida por Paulo Stekel, coordenador geral do Movimento, e terá a seguinte pauta:
  • Apresentação do Movimento Espiritualidade Inclusiva;
  • Apresentação dos presentes e/ou entidade que representam;
  • Compartilhamento de experiências sobre homofobia e inclusividade;
  • Apresentação da camiseta oficial do Movimento;
  • Definição de propostas específicas de ação para Porto Alegre e RS;
  • Formação do núcleo de representantes do Grupo de Encontro de Porto Alegre;
  • Assuntos gerais propostos;
  • Considerações finais.
Todos são convidados: LGBTs, simpatizantes, representantes de ONGs, religiosos em geral, ativistas, coordenadores de diversidade municipais e estaduais, espiritualistas, terapeutas holísticos, assistentes sociais e defensores dos direitos humanos.

Aproveite para encomendar sua camiseta com a logomarca oficial do Movimento Espiritualidade Inclusiva (clique aqui para ler os detalhes da promoção de lançamento, tamanhos e valores).

Então, agende-se:

Reunião do Grupo de Encontro do Movimento Espiritualidade Inclusiva de Porto Alegre, em parceria com o Instituto Equilibrium (http://equilibriumsite.com.br).

Horário: 19h30min

Local: Rua Coronel Vicente, 382 – sobreloja – sala 05 – centro – Porto Alegre – RS

Informações: (51) 9217-5164 (Stekel) e (51) 3084-5225 (Alexandre)


IMPORTANTE: A participação nos Grupos de Encontro é totalmente gratuita, livre e espontânea. Todos têm direito a voz. O Movimento é suprapartidário e defende a inclusividade em todas as religiões, sem apoiar apenas uma em detrimento das demais. Religiosos e ateus humanistas são bem vindos, bem como todos os que desejam contribuir para um Brasil sem homofobia.

Se você quer saber mais sobre o Movimento Espiritualidade Inclusiva, leia o texto abaixo e, se sentir afinidade, participe da reunião do dia 25:


O Movimento Espiritualidade Inclusiva possui 2 objetivos principais:

1º – Enfrentamento, crítica e denúncia da homofobia em geral e da homofobia religiosa em especial, por entender que a “demonização” do outro por conta de sua religião, sexo, gênero, raça ou orientação sexual é inadmissível num país laico que aceite a Declaração Universal dos Direitos do Homem;

2º – Enaltecimento, visibilidade e apoio às ações inclusivas advindas do meio religioso-espiritual, sejam as advindas de religiões/espiritualidade consideradas inclusivas, sejam ações pontuais advindas de religiões historicamente homofóbicas.


O trabalho dos Grupos de Encontro do Movimento se baseia em 5 propostas: Inclusividade ou inclusão (Inclusão dos LGBT em todas as áreas da sociedade em condições de igualdade, em especial no meio religioso e espiritual); Combate à Homofobia (especialmente a homofobia religiosa); Formação do Cidadão LGBT (um cidadão LGBT consciente de seu lugar no mundo saberá lutar por seus direitos com muito mais propriedade); Movimento LGBT Amplo (Crítica, auto-crítica e afinação do discurso sempre que possível e lógico no que concerne às deliberações do que chamamos de Movimento LGBT amplo nacional e internacional); Cultura LGBT (a Cultura LGBT é a cultura comum partilhada por lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Ela varia, naturalmente, de acordo com o espaço geográfico e a identidade do indivíduo em questão, no entanto, há certos elementos que são encontrados na maioria das comunidades LGBT).

Quanto ao mecanismo de ação, os Grupos de Encontro sempre consideram as 3 atividades principais a ser desenvolvidas dentro e fora das reuniões:

1ª – Produção de material teórico para efeitos práticos: artigos, debates, ensaios,teses, etc. Tudo isso deve ser compartilhado em nosso blogue oficial para acesso de toda a sociedade e para melhorar a argumentação da comunidade LGBT. Todos aqueles que possuem o dom da palavra e da escrita são chamados a contribuir com o movimento.

2ª –Compartilhamento de experiências a respeito de inclusão, homofobia, descobrir-se LGBT, assumir-se, anseios espirituais, etc. Este compartilhamento pode ocorrer por escrito e publicado no blogue oficial na forma de relato e também durante as reuniões dos Grupos de Encontro, seminários municipais, regionais ou estaduais e outros eventos que venham a ser organizados.

3ª – Ações próprias ou em caráter de apoio do tipo organização de ou participação em palestras, seminários, encontros, intervenções, protestos, passeatas, auxílio a LGBTs em situação de perigo ou conflito de natureza religiosa, engajamento em políticas públicas ou campanhas do terceiro setor (ONGs LGBTs ou não) que tenham afinidade com as propostas do movimento, etc.



Nenhum comentário: