quinta-feira, 17 de maio de 2012

Movimento Espiritualidade Inclusiva em processo de instalação de coordenadorias estaduais e municipais – cadastre-se!


Após meses de muito trabalho e de uma ótima repercussão, o Movimento Espiritualidade Inclusiva antecipa a entrada numa segunda fase, exatamente pelo desejo de muitos de nossos apoiadores.

Pretendemos, a partir de junho, começar a instalação das coordenações estaduais e municipais do movimento em todo o Brasil. Já temos candidatos a coordenadores em 3 cidades do RS e em mais dois estados brasileiros.

Quem pode participar do Movimento Espiritualidade Inclusiva

Você está interessado em ser um coordenador estadual ou municipal? Então, basta encaixar-se no pré-requisito abaixo:

Ser LGBT ou Simpatizante, militante do movimento LGBT ou não, que defenda o Estado Laico e, por isso, reconheça os direitos de todas as religiões e espiritualidades, desde que respeitando os direitos humanos e os direitos LGBT; estar disposto a denunciar a homofobia religiosa onde ela se encontre e dar visibilidade aos atos inclusivos por parte de religiões/crenças, sejam elas naturalmente inclusivas ou não.

IMPORTANTE: apesar do movimento se chamar “Espiritualidade Inclusiva”, aceitamos como candidatos pessoas declaradamente ateias, uma vez que os ateus humanistas tem sido nossos maiores apoiadores até aqui, mantido um debate saudável e até contribuindo com artigos para nosso blogue. O verdadeiro ateu humanista defende o Estado Laico e a liberdade e, portanto, não quer destruir nenhuma religião, mas assegurar os direitos de todas, incluindo o seu direito de ser ateu. Desta forma, religiosos e ateus podem trabalhar unidos em prol do Estado Laico de fato.

MUITO IMPORTANTE: Ser gay ou não ser gay é irrelevante para o candidato a coordenador ou para quem venha a frequentar os grupos de encontro municipais se ele preenche os requisitos pautados acima. Nossa principal proposta é o reconhecimento da naturalidade da diversidade de orientações sexuais pelas religiões/espiritualidades e não o estabelecimento de uma “espiritualidade gay” aos moldes de um “gueto espiritual”, algo contraproducente, em nossa opinião. Ou seja, qualquer pessoa afinada com a proposta do movimento pode participar. O movimento também não fará distinções entre gays e não-gays, pois acredita que os rótulos mais afastam que aproximam as pessoas. Ser inclusivo significa não rotular para evitar que se venha a excluir o que está fora do rótulo. Então, qualquer um que não tenha preconceito quanto à diversidade de orientação sexual e que defenda o Estado Laico, seja religioso, agnóstico ou ateu, é bem-vindo ao Movimento Espiritualidade Inclusiva.

Apenas para situar: o Movimento Espiritualidade Inclusiva é um movimento social sem registro e ainda sem verbas, afinado com a agenda LGBT internacional e a Declaração dos Direitos do Homem, de natureza não-partidária e que não defende uma religião em particular em detrimento das demais, que vai se organizar em coordenadorias com caráter consultivo e deliberativo. Como nosso país é enorme, poderemos trocar muitas informações e pautar atividades e decisões através da internet, fazendo encontros físicos sempre que possível. O movimento não remunera seus coordenadores, pois o trabalho de todos os seus membros é feito de forma voluntária. Assim, os custos de atividades e espaços para encontros deverão ser rateados entre os membros da região onde se realizam ou parte deles buscados na forma de apoios públicos e/ou privados, sem que isso venha a interferir na neutralidade do movimento no campo religioso, político e econômico.

Atividades do Movimento Espiritualidade Inclusiva

Nossas atividades, seja no nível de Coordenadoria Nacional, das Coordenadorias Estaduais ou dos Grupos de Encontro serão, a partir daqui, de três naturezas:

1ª – Produção de material teórico para efeitos práticos: artigos, debates, ensaios, teses, etc. Tudo isso deve ser compartilhado em nosso blogue oficial para acesso de toda a sociedade e para melhorar a argumentação da comunidade LGBT. Todos aqueles que possuem o dom da palavra e da escrita são chamados a contribuir com o movimento.

2ª – Compartilhamento de experiências a respeito de inclusão, homofobia, descobrir-se LGBT, assumir-se, anseios espirituais, etc. Este compartilhamento pode ocorrer por escrito e publicado no blogue oficial na forma de relato e também durante as reuniões dos Grupos de Encontro, seminários municipais, regionais ou estaduais e outros eventos que venham a ser organizados.

3ª – Ações próprias ou em caráter de apoio do tipo organização de ou participação em palestras, seminários, encontros, intervenções, protestos, passeatas, auxílio a LGBTs em situação de perigo ou conflito de natureza religiosa, engajamento em políticas públicas ou campanhas do terceiro setor (ONGs LGBTs ou não) que tenham afinidade com as propostas do movimento, etc.

Como participar ativamente do Movimento Espiritualidade Inclusiva

Se você gostou da ideia e deseja candidatar-se, já pode agilizar algumas coisas:

1º - Ler as postagens do nosso blogue, em especial as primeiras, pois definem os objetivos do movimento e o que realmente é Espiritualidade Inclusiva (montaremos uma cartilha com elas e isso vai melhorar todo o processo de informação);

2º - Enviar para espiritualidadeinclusiva@gmail.com seus dados cadastrais e o endereço de um email ativo para o qual possamos futuramente (se seu nome for confirmado como coordenador) enviar um convite para postar diretamente no nosso blogue as notícias e atividades referentes ao que chamaríamos de Coordenadoria (âmbito estadual) e Grupo de Encontro (âmbito municipal).

3º - Contatar as pessoas que possam se interessar pela ideia em sua região, formando um primeiro núcleo de interessados.



Qualquer dúvida, estamos à inteira disposição de todos.


Fraternalmente,

Paulo Stekel



(coordenador geral do Movimento Espiritualidade Inclusiva)


Nenhum comentário: