quarta-feira, 28 de março de 2012

[Notícia] Luto: Morreu Daniel Zamudio, o gay chileno atacado por neonazistas

Por Espiritualidade Inclusiva
(Daniel Zamudio, o homossexual chileno vítima de neonazistas, faleceu ontem, dia 27 de março)

Fonte: http://www.diversidadecatolica.blogspot.com.br/2012/03/carta-aberta-daniel-zamudio.html

Um jovem homossexual chileno que foi agredido por um grupo de neonazistas em Santiago foi declarado com morte cerebral no último domingo pelos médicos que o atendiam desde o ataque, no início do mês. Os assassinos, já detidos pela polícia chilena, agrediram brutalmente o rapaz, tendo lhe arrancado parte de uma orelha, marcado seu corpo com símbolos neonazistas, apedrejado-o e quebrado uma de suas pernas.

[Atualização em 28/03/12: Daniel Zamudio faleceu ontem, às 19:45h, horário do Chile. (Informação do amigo @realfpalhano) Mais um mártir. Até quando?]

O jesuíta Marcos Cárdenas escreveu-lhe uma carta aberta, que recebemos ontem via Twitter dos queridos @realfpalhano e @wrighini e reproduzimos aqui, com tradução nossa.

Estimado Daniel:

Permito-me te escrever estas linhas mesmo não te conhecendo e ainda que possivelmente você não lerá esta carta. Faço-o porque não posso permanecer calado diante do mal perpetrado por esses recalcitrantes, ou, melhor dizendo, canalhas - que, incapazes de reconhecer a grandeza e mistério do ser humano, te massacraram a golpes tão-somente pela sua orientação sexual.

Provavelmente, você vai se perguntar por que um religioso está te escrevendo, sabendo que pertenço a uma instituição que, desde tempos idos, condena moralmente e exclui os homossexuais. Por desgraça, vivemos em uma sociedade homofóbica, que não respeita essa orientação. Te digo que sou contrário às posições desrespeitosas, de censura, inquisidoras, obscurantistas. Minha atitude face a essa tendência é de diálogo. Está claro para mim que alguns setores da Igreja ainda adotam uma posição intolerante, da qual não compartilho: mas esse já é outro tema.

Te escrevo com a intenção de te contar que essa agressão bestial, cruel e desapiedada não passará para a história como mais um ataque apenas, ou como uma noticia a mais das páginas policiais. Te prometo que lutaremos e combateremos para que essa prática nefasta seja extirpada da nossa sociedade. Há instituições que têm sido proféticas na denúncia e condenação de atos desse gênero; a MovilH e a Fundación =Iguales, entre outras. Para mím, essas instituições são presença de Deus, pois as lésbicas, gays, transexuais e bissexuais são filhos e filhas prediletos de Deus,  perseguidos, pisoteados e excluídos que têm sido ao longo da história.

Tenho certeza, Daniel, de que Deus te ama profundamente, ama a tua vida, a tua família e a tua condição homossexual. Você é, para nós, causa de orgulho e  admiração. Se nós, cristãos, acreditamos em um Deus que é e se  manifesta no amor, será que o amor entre pessoas do mesmo sexo, portanto, não seria uma concretização - nada mais, nada menos - do amor de Deus? Creia-me: se a utopia do amor se concretizar, espero que as trincheiras do ódio e da violência desapareçam.

Me despeço com um abraço grande e te incluo em minhas orações.

Até sempre, Daniel.

- Marcos Cárdenas, jesuíta. Estudante de Filosofia na UAH.
Fonte: Sentidos Comunes, com informações do Terra


Para entender o que aconteceu:

Neonazistas agridem e tentam desenhar suásticas em jovem gay

Fonte: http://www.sosnoticias.com.br/2012/03/neonazistas-agridem-e-tentam-desenhar-suasticas-em-jovem-gay/

Um jovem homossexual chileno está em coma induzido, sem risco de morte, após ser agredido por um grupo de neonazistas que, além disso, marcaram seu corpo e arrancaram parte de uma orelha, segundo denunciaram nesta terça-feira entidades de defesa das minorias sexuais.

Enquanto o governo chileno repudiou os fatos, organizações de minorias sexuais anunciaram que apresentarão queixas contra os responsáveis e os pais do jovem afirmaram que o filho já tinha sido vítima de outras agressões e ameaças. A vítima, Daniel Zamudio, 24 anos, está internada na emergência de um hospital de Santiago desde sábado passado, disse hoje aos jornalistas o diretor do centro médico, Emilio Villalón.

Zamudio chegou ao hospital “com lesões graves, um traumatismo craniano severo, hemorragia e uma fratura na perna direita”, explicou Villalón. Perguntado pelas marcas gravadas em seu corpo, o médico detalhou que são lesões superficiais no tórax, no abdômen e no dorso, e que podem ter sido feitas com algum objeto cortante.

Segundo denunciou o Movimento de Integração e Libertação Homossexual (Movilh), a entidade mais ativa na defesa das minorias sexuais no Chile, com essas marcas os neonazistas pretendiam desenhar suásticas sobre seu corpo. Enquanto isso, em Valparaíso, o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, se solidarizou com o jovem e com sua família e manifestou seu “repúdio absoluto à violência assassina”. Anunciou, além disso, que o governo tratará com urgência o projeto de lei contra a discriminação, cujo texto original foi enviado ao Congresso em 2005 e que foi aprovado no Senado em novembro do ano passado.
Quem também rejeitou a agressão foi o cantor porto-riquenho Ricky Martin. “Chega de ódio, chega de discriminação. Espero que se faça justiça já. Muita luz para Daniel e toda sua família”, escreveu o artista em seu Twitter. Segundo um relatório do Movilh, em 2011 foram registrados 186 casos de discriminação, 48 a mais que em 2010, que incluem o assassinato de três pessoas, 13 agressões físicas ou verbais perpetradas por civis e cinco casos de abusos policiais.

Por outra parte, a organização AcciónGay denunciou hoje em comunicado que nas últimas semanas aconteceram “arrastões” neonazistas contra transexuais e prostitutas nas cidades de Valparaíso e Viña del Mar, a 125 quilômetros de Santiago.

Fonte: terra.com



Nota de Espiritualidade Inclusiva:


Antes de tudo, externamos nossos profundos pêsames pela morte de Daniel Zamudio. Ele foi mais uma das muitas vítimas da homofobia violenta que ocorre em todo o planeta diariamente. Isso nos entristece, mas ao mesmo tempo nos mostra que a luta pela erradicação do preconceito deve aumentar na mesma medida das agressões e dos assassinatos dos LGBT em todos os cantos da Terra.

Enquanto o Ministro do Interior do Chile anunciou que o governo tratará com urgência o projeto de lei contra a discriminação, aqui no Brasil o nosso PLC 122 esbarra frente ao fundamentalismo evangélico/católico que acaba sendo co-responsável pelos assassinatos brutais diários de muitos gays, lésbicas, travestis e transexuais, crimes impunes em quem sempre a vítima acaba por ser considerada culpada e causa da agressão. Parece até que a coisa se esgota assim e fica tudo por isso mesmo. Não! Basta! Temos que colocar um fim nesta impunidade, pois estão matando nossos jovens simplesmente por eles serem como são. Não são bandidos, nem drogados, nem traficantes, nem psicopatas. São apenas jovens buscando a felicidade. Por outro lado, seus algozes e assassinos são pessoas desequilibradas, violentas, bandidos que deveriam estar atrás das grades, como os responsáveis pelo site incitador de ódio Sílvio Koerich, desbaratado há poucos dias pela Polícia Federal, mas ainda no ar.

O que estão esperando? Que a comunidade LGBT una-se em frentes de segurança armada para poder sair às ruas em grandes bandos e, só assim, se sentir segura, já que a polícia, o poder público e a justiça não fazem nada de concreto para coibir este "homocausto", como muito bem define Luiz Mott? As autoridades brasileiras, os políticos, os legisladores e o judiciário estão minimizando a gravidade da situação, e isso trará consequências sociais graves muito em breve, se nada for feito. O que não se pode admitir é que pessoas sejam atacadas, agredidas e mortas por serem quem são, sem terem cometido crime algum. Quando teremos a Constituição Federal sendo realmente cumprida e o Estado Brasileiro defendendo nossas vidas como defende os direitos dos próprios assassinos de gays? Exigimos segurança, cidadania plena e condições de vida! BASTA!

Nenhum comentário: